Bem-vindo

Bem-vindo ao site do Coro de Câmara de Lisboa

Destaques

Projecto de Edição: “A obra religiosa de Marcos Portugal (1762-1830): publicações do século XIX”
30 Dezembro 2016

O Coro de Câmara de Lisboa, ao abrigo do programa de apoio pontual à edição da Direcção-Geral das Artes (tutelada pelo Ministério da Cultura), encontra-se actualmente a preparar a edição em livro das partituras de quatro obras de Marcos Portugal para vozes solistas, coro e órgão/baixo contínuo.

As obras a editar são uma “Missa” (P 01.17) datada de 1783-4, um “Te Deum” (P 04.08) composto para o baptizado do infante D. Miguel em 1802, um “O quam suavis” (P 05.11) e um “Tantum ergo” (P 04.04). A edição será bilingue (português e inglês) e incluirá uma biografia do compositor, um ensaio sobre a música editada, a descrição pormenorizada das fontes e aparato crítico. O coordenador da edição crítica será António Jorge Marques.

Para a edição do livro propriamente dito, que incluirá as 4 obras referidas, foi estabelecida uma parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), que contribuirá decisivamente para a qualidade do objecto-livro através de profissionais especializados nas áreas de preparação de edição e grafismo. Este projecto conta também com outras parcerias, nomeadamente com o CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), a ARTWAY e o mpmp (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa).

Para divulgação das obras que serão editadas, será realizado um evento de lançamento da edição com conferência, mini-mostra e um concerto pelo Coro de Câmara de Lisboa, a realizar na Biblioteca Nacional de Portugal, bem como dois outros concertos com parte do repertório editado, a realizar em Tavira (graças ao apoio da Associação Internacional de Paremiologia) e no Barreiro (graças a uma parceria estabelecida com a Igreja de N. S. do Rosário).

Nota: Os números de catálogo utilizados dizem respeito às respectivas entradas do catálogo temático, que tem por autor o coordenador da presente edição crítica (António Jorge Marques, “A obra religiosa de Marcos António Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia”, 2012, Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal/CESEM, e Bahia: EDUFBA).

Apoio:
Apoios da edição (Ministério da Cultura e Direcção-Geral das Artes)

Admissão de Novos Elementos (Contraltos e Baixos)
4 Setembro 2016

Actualização: O prazo de candidaturas foi alargado até 30 de Setembro de 2016. Não perca esta oportunidade!

O Coro de Câmara de Lisboa vai admitir novos elementos para os naipes dos Contraltos e dos Baixos.

Para se candidatar, deverá enviar um email com nome, idade, CV e dados de contacto para o endereço coro@corodecamaradelisboa.com. O assunto do email deverá conter a palavra “Candidatura” bem como o nome e idade do candidato.

Perfil pretendido:

  • Idade até 35 anos;
  • Pelo menos 4 anos de formação musical;
  • Facilidade de leitura musical;
  • Disponibilidade para os ensaios semanais (segundas-feiras à noite e sábados de manhã).

Haverá uma primeira fase de selecção de candidaturas recebidas por email (até 30 de Setembro de 2016), e uma segunda fase de audições presenciais, num formato a definir, a decorrer durante o mês de Outubro de 2016.

Projecto de gravação — 70 Anos de Relações Diplomáticas Portugal-Filipinas
12 Fevereiro 2016

A pedido da Embaixada da República das Filipinas em Lisboa, o CCL está actualmente a preparar a gravação e edição de um CD Comemorativo dos 70 Anos de Relações Diplomáticas entre Portugal e as Filipinas. O CD incluirá canções populares de Portugal e das Filipinas, e o seu lançamento está previsto para o mês de Junho, no Museu do Oriente.

Projecto de gravação — Obras corais sacras de Eurico Carrapatoso
28 Novembro 2014

O Coro de Câmara de Lisboa, ao abrigo do programa de apoio pontual da Direcção-Geral das Artes (tutelada pelo Secretário de Estado da Cultura), encontra-se actualmente a preparar a gravação de um CD de obrais corais sacras do compositor Eurico Carrapatoso.

Tendo já editado o disco “A Cappella — Eurico Carrapatoso” em 2006, o CCL reafirma a sua colaboração de longa data com o compositor Eurico Carrapatoso através deste disco, agora dedicado à música sacra a cappella.

Apoio:
Apoio do novo disco

Projecto de gravação – Obras corais do compositor Simão Barreto
12 Julho 2014

(álbum «Canções Timorenses») O Coro de Câmara de Lisboa, em colaboração com a Assessoria para a Sociedade Civil do Governo de Timor-Leste, está a desenvolver um projecto de gravação de obras corais do Maestro Simão Barreto, um dos compositores timorenses mais respeitados e divulgados internacionalmente.

Ao longo de mais de 35 anos de existência, o Coro de Câmara de Lisboa tem-se assumido como embaixador da Lusofonia pelo mundo, integrando nos seus programas de concerto repertório musical associado a Portugal e aos seus países irmãos. Neste contexto tem surgido inúmeras vezes a possibilidade de interpretar diversas obras do compositor luso-timorense Simão Barreto, algo de que muito nos orgulhamos, existindo há muito uma colaboração estreita com o mesmo.

Num momento em que a preservação do património e da identidade cultural se reveste de grande importância no contexto internacional, este projecto do CCL afigura-se como uma oportunidade de afirmar a cultura timorense através da gravação das obras deste tão estimado compositor.