Bem-vindo

Bem-vindo ao site do Coro de Câmara de Lisboa

Destaques

Admissão de novos elementos
02 Outubro 2021

O Coro de Câmara de Lisboa vai admitir novos elementos para os naipes de Sopranos e Tenores.

Para se candidatar, deverá enviar um email com nome, idade, pequeno CV musical e dados de contacto para o endereço coro@corodecamaradelisboa.com. O assunto do email deverá conter a palavra “Candidatura” bem como o nome e idade do candidato.

As candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 31 de Outubro de 2021.

Admissão de novos elementos: Sopranos e Tenores

Projecto de gravação — Marcos Portugal (1762-1830): publicações de música religiosa no século XIX
11 Agosto 2019

O Coro de Câmara de Lisboa, ao abrigo do programa de apoio à edição da Direcção-Geral das Artes (tutelada pelo Ministério da Cultura), encontra-se actualmente a preparar a gravação de um CD com quatro obras de Marcos Portugal para vozes solistas, coro e órgão/baixo contínuo.

A gravação tem como objectivo preservar e divulgar o património musical português e será realizada no ano em que se celebram os 200 anos do nascimento da Rainha D. Maria II, nascida a 4 de Abril de 1819, no Rio de Janeiro – Brasil.

As obras a editar em disco são uma “Missa” (P 01.17) datada de 1783-4, um “Te Deum” (P 04.08), um “O quam suavis” (P 05.11) e um “Tantum ergo” (P 04.04). O “Te Deum” foi composto para o baptizado do infante D. Miguel em 1802 e terá sido também executado, com toda a probabilidade, aquando do baptismo da futura Rainha de Portugal na cidade do Rio de Janeiro em 1819.

A edição das partituras das mesmas quatro obras foi realizada em 2017 também com o apoio da DGArtes, numa co-edição BNP (Biblioteca Nacional de Portugal), CCL, CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), ARTWAY e mpmp (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa).

Apoio:
Apoios da gravação (Ministério da Cultura e Direcção-Geral das Artes)

Projecto de gravação — Obras de D. Pedro de Cristo
05 Novembro 2018

O Coro de Câmara de Lisboa, ao abrigo do programa de apoio à edição da Direcção-Geral das Artes (tutelada pelo Ministério da Cultura), encontra-se actualmente a preparar a gravação de um CD de obras sacras corais inéditas do compositor conimbricense D. Pedro de Cristo (Coimbra c.1545/1550 – Coimbra, 12 de Dezembro de 1618), que pretende valorizar o legado de um dos mais importantes polifonistas portugueses dos séculos XVI e XVII.

Precisamente em 2018 assinala-se como especial efeméride os 400 anos da morte deste Grande Compositor Português do Renascimento e, simultaneamente, os 40 anos de actividade do Coro de Câmara de Lisboa.

Apoio:
Apoios da gravação (Ministério da Cultura e Direcção-Geral das Artes)

Tournée pela China
16 Fevereiro 2018

O Coro de Câmara de Lisboa realizou uma tournée por várias cidades da China no final de 2017 (Jining, Shijiazhuang, Xangai e Dalian, entre outras).

A recepção do público chinês ao repertório apresentado foi muito positiva, tal como ficou demonstrado pelo interesse em conhecer melhor os elementos do coro após os concertos e em saber mais sobre as edições discográficas do CCL.

Veja abaixo algumas das fotos da viagem (clique para ampliar):